divulgação científica

O ‘tecnossolucionismo’ em xeque nas eleições municipais
Carolina Israel e Rodrigo Firmino discutem os projetos “tecnossolucionistas” da Prefeitura Municipal de Curitiba para a área de segurança pública, que marcam a gestão neoliberal e securitária da cidade.

Geração cidadã de dados em territórios periféricos
Os pesquisadores Gilberto Vieira, Rodrigo Firmino e Paulo Nascimento Neto produziram um Policy Brief em parceria com o PopuLab sobre ativismo digital e geração cidadã de dados em territórios periféricos.

Pandemic Techno-politics in the global South
Foi publicado no periódico Information Polity o texto de Rodrigo Firmino e Rafael Evangelista sobre a tecnopolítica da pandemia e o território viral.

Tecnologias de reconhecimento facial nas escolas públicas do Paraná
O emprego do Reconhecimento Facial (RF) no ambiente escolar brasileiro para registro de frequência vem se expandindo nos últimos anos. Veja o relatório da pesquisa.

Cidades inteligentes e contradições urbanas
Foi publicado pela Editora Garamond (2023) o livro “Cidades inteligentes e contradições urbanas: reflexões para a garantia do direito à cidade”, organizado pela Professora Lalita Kraus, do IPPUR/UFRJ.

O dado não está dado: ativismo, corpos e territórios
A proposta para realização dessa mesa surge da necessidade de compreender o ativismo de dados e suas diferentes formas de materialização regionais, nos corpos e nos territórios.

Ningún Lunes Sin Pensar: Dados, Ativismos e Cidades
Na 2ª temporada do Ningún Lunes a gente conversa com ativistas latinoamericanes que trabalham com dados para transformar as cidades e seus territórios em lugares mais justos.

A tecnologia vai salvar as mulheres?
O que tem por trás do painel da Eletromídia? Já reparou que a resposta “poderiam criar um aplicativo para isso” tá virando algo presente nas mais diversas rodas e ambientes que estamos?

Evento de lançamento da 2a temporada do NLSP
Na segunda-feira, 26 de junho de 2023, em parceria com o PPGTU/PUCPR, o Jararaca realizou um evento de lançamento da 2a temporada do podcasta Ningún Lunes Sin Pensar.

Banimento de tecnologias de reconhecimento facial em espaços públicos
A partir das relações da segurança pública no âmbito do planejamento urbano, o uso de tecnologias de vigilância tem se colocado como um mecanismo de controle repressivo em espaços públicos e privados.