divulgação científica

Tese / Dissertação

Os efeitos da airbnbização

Resultados da pesquisa de Mestrado “Población, vivienda y plataformas de alquiler a corto plazo: el fenómeno de Airbnb en dos ciudades de América del Sur los casos de Buenos Aires y Río de Janeiro”, defendida por Fernanda Van Grieken em 2022 no Programa de Pós-Graduação em Gestão Urbana (PPGTU), da PUCPR.

Leia mais »
Entrevista

Riscos e contradições dos programas de vigilância

Em entrevista ao jornalista Fernando Barros para o Tilt UOL, Rodrigo Firmino discorreu sobre programas de vigilância estatal a partir do projeto Sharp Eyes do governo chinês. Parte da conversa pode ser conferida na matéria BBB distópico: vigilância na China faz vizinhos vigiarem uns aos outros.

Leia mais »
Ensaio

Território Viral

É possível pensar na territorialização de um vírus? Qual a geografia política de uma pandemia, para além de dados epidemiológicos cartografados? Como se constrói o território do novo coronavírus? Se assumirmos uma das definições possíveis de território, que o considera um artefato de poder e controle materializado em um recorte espaço-temporal, como é possível considerar um território viral?

Leia mais »
Artigo

Smart Pandemic Surveillance?

This article discusses smart surveillance based on the particular case of the Brazilian mobile app Monitora Covid-19from the perspective of issues related to personal-data protection. We aim to emphasize an immanent analysis of the technology to unveil the discursive and material practices concerning the issues of data surveillance and privacy.

Leia mais »
Artigo

Revolução periférica dos dados

Os dados e as ações, mediadas por algumas ferramentas, parecem estar formando uma nova frente de ativismo político nas favelas e periferias. Várias das táticas que levantamos aqui fazem parte do que temos entendido como “revolução periférica dos dados” que assume um papel importante no engajamento e na capacidade de incidência dos moradores de favelas e periferias nas políticas locais.

Leia mais »
Ensaio

Tecnopolíticas do CocôZap

Dados e ativismo, mediados por algumas ferramentas e pelo digital, parecem estar formando uma nova frente de ação política nas favelas e periferias. É preciso entender o Cocôzap e o data_labe em um contexto amplo de redes de solidariedade e agenciamento suportadas pelo trabalho com dados e narrativas “da margem” como produção de arranjos sociotécnicos de resistência.

Leia mais »
Evento

Tecnopolítica Urbana y Activismo Digital

A partir de un proceso de coproducción de conocimiento en alianza con un colectivo de periodismo de datos en la favela Complexo da Maré, se examina la intersección entre el activismo digital y el urbanismo de datos como una práctica que busca descolonizar el conocimiento sobre la ciudad y reconceptualizar el lugar de la periferia.

Leia mais »