quem somos

Coordenador

Rodrigo Firmino

Rodrigo Firmino

Professor titular do Programa de Pós-Graduação em Gestão Urbana na PUCPR. Doutor em planejamento urbano e regional (Newcastle University), mestre em arquitetura e urbanismo (USP-São Carlos), e formado em arquitetura e urbanismo (UNESP). Foi membro do e-urb (urbanização virtual e serviços urbanos telemáticos, USP-São Carlos) de 1998 a 2007. Nos anos 2015 e 2016 foi Pesquisador Visitante no Urban Laboratory da University College London (UCL). É Pesquisador Produtividade em Pesquisa, nível 1C, do CNPq. Editor adjunto da Revista Urbe e membro-fundador da Rede Latino-Americana de Estudos sobre Vigilância, Tecnologia e Sociedade (LAVITS). Pesquisa e publica sobre: tecnopolíticas urbanas, vigilância, urbanismos periféricos e ativismo digital. É autor (c/ Fábio Duarte) de: Unplugging the City (Routledge, 2018).

Pesquisadoras(es)

Ana Costa

Ana Costa

Mestranda em gestão urbana PUCPR. Graduada em Arquitetura e Urbanismo (UFPR) e Design Gráfico (UFPR). Mentora Junior no projeto Apple Developer Academy PUCPR. Estuda a relação entre ativismos sociais e tecnologias digitais. Além disso, gosta muito de doces e de correr.

André Turbay

André L. B. Turbay

Arquiteto e urbanista, especialista em Gestão Técnica do Meio Urbano (PUCPR/UTC), mestre e doutor em Gestão Urbana (PUCPR), com pesquisa em promoção da justiça socioambiental pelo transporte. Professor em Arquitetura e Urbanismo, Coordenador do LabClima, e do ClimateLabs Erasmus + na PUCPR.

André Pecini

Formado em Comunicação Social, Publicidade e Propaganda (UFRJ). Mestre e doutor em Comunicação e Cultura (UFRJ). Pós-graduado em Administração (Insper). Estágio pós-doutoral (PPGGI-UFPR Segurança Pública e Ciências Forenses). Interesse em plataformização da sociedade e vieses algorítmicos.

Débora Rocha

Débora Rocha

Doutoranda no PPGMade, arquiteta e urbanista, mestre em Políticas Públicas, especialista em Cidade, Meio Ambiente e Políticas Públicas, Eco-polis (Unife, Itália) e Democracia participativa, República e Movimentos Sociais. Pesquisa capitalismo de plataforma com foco em mobilidade urbana.

Elane Lima

Elane Lima

Técnica em administração (IFMA), bacharel em Ciências Sociais (UFPI) e mestranda em Gestão Urbana (PUCPR). Tem interesse em perspectivas de futuro e pesquisa o campo das politicas públicas para o desenvolvimento sustentável com ênfase nas águas doces.

Fernanda Van Grieken

Fernanda Van Grieken

Urbanista formada pela Universidade Simón Bolívar na Venezuela. Especialista em Direito à Cidade (Universidade Positivo). Mestre e doutoranda em Gestão Urbana (PUCPR). Pesquisa plataformas digitais e economia de plataforma em cidades da América Latina.

Georgia Natal

Georgia M. G. Natal

Arquiteta e urbanista, mestre em Comunicação e Linguagens (UTP-PR) e doutoranda em Gestão Urbana (PUCPR). Professora em Arquitetura e Urbanismo, Design e Engenharias Mecânica e da Produção na UTP-PR. Pesquisa tecnologias e vigilância em políticas públicas.

Gilberto Vieira

Gilberto Vieira

Co-fundador do data_labe, uma org de mídia e pesquisa localizada no conjunto de favelas da Maré. É mestre em Cultura e Territorialidades (UFF), doutorando em Gestão Urbana (PUCPR) e pesquisa a centralidade das periferias urbanas na era da colonialidade dos dados.

Giovanna Bruna

Giovanna Bruna

Formada em Direito (PUCPR) e mestranda no Programa de Pós Graduação em Gestão Urbana (PUCPR). Atuou como advogada voluntária no Mapa do Acolhimento. Pesquisa na área de gênero, urbanismo feminista e segurança.

Glaucio Moro

Glaucio Moro

Professor da PUCPR com Doutorado em Tecnologia pela UTFPR. Têm experiência em Video e TV, Cinema, Estudos da Imagem e Comunicação com passagens pela TV Cultura/SP, PUC-SP e Editora Abril. Desenvolveu o curso de Cinema e Audiovisual da PUCPR. Autor do livro Edição de Áudio e Vídeo (Intersaberes, 2018). Temas de pesquisa: cinema, montagem e edição de vídeo, linguagem, estudos da imagem, cultura, tecnologia e sociedade.

Henrique Kramer

Henrique Kramer

Advogado, bacharel em Direito pela UFPR, especialista em Direito Penal e Criminologia pelo Instituto de Criminologia e Política Criminal (ICPC), mestrando em Gestão Urbana na PUCPR com interesse em  segurança pública, videomonitoramento e reconhecimento facial. Bolsista Lavits. Temas: segurança pública, reconhecimento facial, videomonitoramento.

Julia Faustina

Julia Faustina Abad

Analista em Regulação de Vagas Prisionais do Programa Fazendo Justiça (CNJ/PNUD), especialista em Direito Penal e Criminologia pelo Instituto de Criminologia e Política Criminal (ICPC), mestranda em Gestão Urbana pelo PPGTU/PUCPR, bolsista Lavits.

Ju Marques

Juliana Alves Marques

Data lover em (des)construção. Bacharel em Estatística pela UERJ, mestra em Gestão Urbana na PUCPR (bolsista Lavits). Conselheira do data_labe, organização de mídia e pesquisa no complexo da Maré e co-fundadora do Movimento Mulheres Negras Decidem.

Lais Leão

Laís Leão

Fundadora da inCities, que articula iniciativas por cidades seguras para mulheres. Mestre e doutoranda em Gestão Urbana, Administradora Pública e Arquiteta e Urbanista, foi pesquisadora visitante da Fundação Alexander von Humboldt na área de segurança urbana e gênero. Temas: urbanismo feminista, segurança pública e mobilidade, gênero e vigilância.

Mariana Kauchakje

Mariana Kauchakje

Mestra e doutoranda em Gestão Urbana na PUCPR. Bacharel em Artes Visuais pela UFPR. Bolsista PIBIC 2019-2020. Bolsista do Ciências sem Fronteiras na University of Massachusetts Dartmouth e Boston University (2012-2013). Pesquisa militarização, tecnologia, inovação e gênero.

Milena Araujo

Milena Weber de Araujo

Arquiteta e urbanista (PUCPR) e mestranda do Programa de Pós Graduação em Gestão Urbana (PUCPR), com foco em pesquisas sobre implementação de políticas públicas.

Nathalyc Zalkoski

Nathaly L. Zalkoski

Arquiteta e urbanista (PUCPR). Foi bolsista em Iniciação Científica de 2020 a 2022, respectivamente nos projetos “Smart Green Cities e a eficiência energética do ambiente construído” e “Engajamento, mobilização e politização urbana por meio de ações de ativistas digitais”. É mestranda do PPGTU/PUCPR.

Rafael Matta Carnasciali

Rafael M. Carnasciali

Formado em Design Gráfico (PUCPR) e tecnologia em Gestão Qualidade (UFPR). Especialista em Design Informacional (PUCPR) e Design Centrado no Usuário (UP), mestre em Design (UFPR) e doutorando em Gestão Urbana (PUCPR). Editor de arte da editora PUCPRESS. Temas: violência urbana, segurança pública, colonialidade de dados, ativismo de dados.

Samia Hohlenwerger

Samia Hohlenwerger

Arquiteta e urbanista (UFPA), mestre e doutoranda em Gestão Urbana (PUCPR), suas pesquisas se concentram na área de tecnologias e cidades, particularmente com interesse em aplicativos. Professora do curso de Arquitetura e Urbanismo da Católica de SC.

Tomás Donadio

Tomás Donadio

Doutorando em estudos do desenvolvimento no Instituto de Ciências Sociais da ULisboa. Pesquisa a interseção entre tecnologias urbanas e (in)justiças sociais com base nos estudos urbanos críticos e através de lentes pós-coloniais. Membro do Urban Transitions Hub e do projeto UrbanoScenes.

Wanderson Schmidt

Wanderson Schmidt

Arquiteto e urbanista pela Cesumar de Curitiba. Especialista em Projeto Arquitetônico e Urbanístico pela Faculdade Metropolitana e membro da American Planning Association, com interesse nas áreas de desenvolvimento e planejamento urbano e ênfase na inclusão social.

Yasmin Marques

Arquiteta e Urbanista (PUCPR), mestranda do Programa de Pós Graduação em Gestão Urbana (PUCPR). Pesquisa a relação do graffiti com a cidades e suas camadas de percepções. Multiartista, envolvida com projetos culturais referente a propagação da cultura hip hop.

Iniciação Científica

Denise Maia de Andrade

Denise Andrade

Estudante de Arquitetura e Urbanismo na PUCPR. Bolsista de Iniciação Científica no projeto “Impactos do Airbnb na América Latina: dados, território e ativismo pelo acesso à moradia)”. Apaixonada por urbanismo, conversar e conhecer pessoas, livros, trabalhos manuais e qualquer forma de criatividade.

Lo Almeida

Lo Almeida

Cursando Arquitetura na PUCPR. Cursou matemática aplicada e computacional e participou de grupo GPoPAI (USP). Bolsista PIBIC no projeto “Dados, narrativas e tecnologias em territórios populares da América Latina”. Desenha e se interessa por ecologia, urbanismo, segurança da informação, arte e arquitetura.

Colaboradoras(es)

Andres Luque-Ayala

Andres Luque-Ayala

Professor associado do Departamento de Geografia na Durham University (Reino Unido). Sua pesquisa tem foco na tecnopolítica de infraestruturas urbanas e sobre como “o digital” transforma fluxos ecológicos urbanos. Livro mais recente: Urban Operating Systems (c/Simon Marvin; MIT Press).

Manoela Massuchetto Jazar

Manoela M. Jazar

Arquiteta e urbanista, mestra e doutora em Gestão Urbana (PUCPR) e membro do corpo editorial da Revista Urbe. Desenvolve pesquisa de pós-doutoramento no PPGTU sobre as relações entre cidade e literatura, transferência e circulação de ideias no espaço urbano e história cultural urbana, entre outros assuntos.

Paulo Nascimento Neto

Paulo Nascimento Neto

Professor em Gestão Urbana na PUCPR, editor-chefe da Revista Urbe e coordenador do Centro de Estudos em Políticas Urbanas. Especialista em Direito Urbanístico e Ambiental, mestre e doutor em Gestão Urbana, com interesse na análise e avaliação de políticas urbanas, habitação e do ordenamento territorial urbano.

Rodrigo Freese Gonzatto

Rodrigo Freese Gonzatto

Professor de Design de Interação, Cultura Digital e IHC na PUCPR. Doutor em Tecnologia e Sociedade (PPGTE/UTFPR). Co-fundador das Redes Álvaro Vieira Pinto e Design & Opressão. Pesquisa liberdade/opressão na produção social da existência por tecnologias digitais.

Membros antigos

Parcerias

LAVITS

Rede Latino-Americana de Estudos sobre Vigilância, Tecnologia e Sociedade

MediaLab.UFRJ

Laboratório de Tecnopolítica, Subjetividade e Visibilidades, UFRJ

data_labe

Laboratório de dados e narrativas em territórios populares do Complexo de Favelas da Maré/RJ

Lab404

Laboratório de Pesquisa em Mídia Digital, Redes e Espaço, Facom/UFBA

Pimentalab

Laboratório de Tecnologia, Política e Conhecimento, UNIFESP

LED-UFRJ

Laboratório de Estudos Digitais, Instituto de Filosofia e Ciências Sociais – UFRJ

PopuLab

Laboratório de Barrios Populares – PopuLab, Universidad del Valle