divulgação científica

Vigilância por drones
No dia 18/11/2022 ocorreu a palestra “vigilância por drones” em parceria entre JararacaLab e Lavits nas dependências do Programa de Pós-graduação em Gestão Urbana da PUCPR.

A vez da maioria do mundo?
Há muitas lutas a serem lutadas. A vitória de Lula apresenta um sinal importante sobre as possibilidades de barrar e derrotar o fascismo bolsonarista, mas não representa a derrota desse movimento nefasto.

Invisibilidade Urbana e Subrepresentação política de mulheres negras
No dia 14 de setembro, Juliana Marques apresentou no PPGTU/PUCPR, a palestra Invisibilidade Urbana e Subrepresentação política de mulheres negras.

Espaços públicos e reconhecimento facial
Representando a Rede Lavits, Júlia Abad, Henrique Kramer e Rodrigo Firmino organizaram, junto com o mandato da vereadora Carol Dartora, o evento “Espaços Públicos e Reconhecimento Facial em Curitiba”, que contou com a participação do pesquisador Tarcízio Silva.

Sem olhar para trás: Museu do Amanhã e apagamento
O tipo de requalificação urbana do Museu do Amanhã é constantemente compreendida como uma “formalização” de um espaço de constituição “informal”. Existem, porém, nesses espaços, vivências e memórias que podem ser apagadas a partir de um planejamento não participativo que desconsidera a relação usuário-espaço.

Cidades, territórios, ontologias, tecnopolíticas
Estamos experimentando um exercício interessante: como estudar as cidades a partir de uma ontologia política? Mais ainda: como viver nos centros das megacidades do sul global, tão marcadas pelas violências coloniais, sem nos conectar com outras formas de pensar e experienciar os territórios que habitamos?

Os efeitos da airbnbização
Resultados da pesquisa de Mestrado “Población, vivienda y plataformas de alquiler a corto plazo: el fenómeno de Airbnb en dos ciudades de América del Sur los casos de Buenos Aires y Río de Janeiro”, defendida por Fernanda Van Grieken em 2022 no Programa de Pós-Graduação em Gestão Urbana (PPGTU), da PUCPR.

Lavits e a construção de uma agenda tecnopolítica decolonial
Rodrigo Firmino e Fernanda Bruno participaram da 9a. bienal Surveillance & Society #SSN22. A conferência foi organizada pela da Surveillance Studies Network e ocorreu entre os dias 01 e 03 de junho na Erasmus University Rotterdam.

Riscos e contradições dos programas de vigilância
Em entrevista ao jornalista Fernando Barros para o Tilt UOL, Rodrigo Firmino discorreu sobre programas de vigilância estatal a partir do projeto Sharp Eyes do governo chinês. Parte da conversa pode ser conferida na matéria BBB distópico: vigilância na China faz vizinhos vigiarem uns aos outros.