Vigilância por drones

Evento com o professor Francisco Klauser (Universidade de Neuchatêl, Suíça)

No dia 18/11/2022 ocorreu a palestra “vigilância por drones” em parceria entre JararacaLab e LAVITS nas dependências do Programa de Pós-graduação em Gestão Urbana da PUCPR. O evento é parte de um combo de participações de Francisco em laboratórios associados à LAVITS e que ocorreram na PUCPR em Curitiba e na UFRJ no Rio de Janeiro, nos dias 18, 21 e 22 de novembro de 2022.

A palestra explora em detalhes empíricos as imaginações e práticas aéreas decorrentes da aquisição de um novo drone policial em Neuchâtel. O estudo mostra como os drones estão transformando como o espaço aéreo é vivido como contexto, objeto e perspectiva de policiamento. Esta estrutura tripartida é tomada como um prisma através do qual se avançam novas compreensões das dimensões simultaneamente elementares e afetivas, sensoriais, cognitivas e práticas dos volumes aéreos dentro, sobre e através dos quais os drones agem.

O estudo das formas como essas diferentes dimensões se articulam no modo como a polícia pensa os drones e o que faz possibilita o desenvolvimento de uma ‘geopolítica aérea da segurança’ que aborda as interações entre poder e espaço de forma tridimensional e cross-ontológica.

Já nos dias 21 e 22/11/2022, Francisco Klauser fez uma nova apresentação na UFRJ, em parceria com o MediaLab.UFRJ, LED/UFRJ e LAVITS, e também participou de reunião com a LAVITS.

A palestra ocorreu ECO/UFRJ e nela Klauser apresentou seus estudos sobre drones em diálogos com a obra de Foucault e o vocabulário espacial de Kandinsky (pontos, linhas, planos) e Sloterdjick (esferas). O evento foi gravado e está disponível no Canal da LAVITS no YouTube.

Já no dia 22, Klauser se reuniu com pesquisadoras/es da Lavits, laboratórios associados e parceiras/es para discutir agendas e pesquisas em comum, e prospectar projetos e novas ações no futuro. A LAVITS circulará um dossiê com os perfis e interesses das pessoas que participaram da reunião.

+projetos

Geografias abolicionistas

Rodrigo Firmino participou do Primeiro Seminário de Geografias Abolicionistas, no Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (fflech) da Universidade de São Paulo.

Leia mais »