Rodrigo Firmino e Fernanda Bruno participaram da 9a. bienal Surveillance & Society #SSN22. A conferência foi organizada pela da Surveillance Studies Network e ocorreu entre os dias 01 e 03 de junho na Erasmus University Rotterdam.
Firmino e Bruno fizeram parte do painel “Surveillance Studies and the Global South”, organizado por Azadeh Akbari, no dia 02 de junho. Participaram também da mesa Linnet Taylor e da Silvia Masiero.
Na fala, os pesquisadores da Lavits apresentaram um breve histórico, a atuação e a produção acadêmica da Rede, pontuando o fortalecimento de uma agenda política e de pesquisa sobre tecnologia, vigilância e sociedade desde a América Latina e do Sul Global. Firmino e Bruno pontuaram, neste sentido, preocupação com a “recursividade colonial”, ou seja, como a América Latina se mantém como um local de teste e de experimentação para a implementação e uso de tecnologias de vigilância e de segurança. Uma lógica que se aplica à violência, à ocupação e ao extrativismo, mas também enquanto capaz de gerar e apontar para modos de resistência e subservão de dinâmicas assimetricas de opressão…
Leia mais no site da Lavits