Geografias abolicionistas

Nos dias 15 a 18 de outubro de 2024 o pesquisador Rodrigo Firmino participou do Primeiro Seminário de Geografias Abolicionistas, organizado pelos professores César Simoni e Elisa Verdi do Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (fflech) da Universidade de São Paulo. O objetivo do seminário, segundo os próprios organizadores foi:

“…fomentar o debate, ainda incipiente no âmbito da Geografia brasileira, a respeito das políticas de encarceramento e da ampliação e reestruturação dos sistemas prisional, policial e de justiça observadas nas últimas décadas. Embora estas questões tenham graves impactos sobre a sociedade, o que pode ser evidenciado pelo volume crescente de pessoas encarceradas e pelos elevados índices de letalidade policial no país, a Geografia manteve-se relativamente distante da discussão até o momento.”

Rodrigo falou sobre securitização e militarização de espaços públicos no Brasil, na mesa “Securitização e criminalização de espaços urbanos no Brasil”. Também fizeram parte da mesa os professores Adalton Marques (UNIVASF), Mariana Nesimi (PPGH-USP), que foi mediada por Gabriella de Biaggi (PPGH-USP).

A apresentação pode ser assistida pelo canal da fflch no YouTube, disponível aqui.

+projetos

Biometrias no desastre

A nobre iniciativa de aplacar a angústia de quem procura pessoas desaparecidas expõe a solidariedade e, também, o modo como, diante de desastres, recrudesce o uso de tecnologias digitais de vigilância, como a biometria facial.

Leia mais »