Pesquisar
Close this search box.

Evento de lançamento da 2a temporada do NLSP

Na segunda-feira, 26 de junho de 2023, em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Gestão Urbana da PUCPR, o Jararaca realizou um evento de lançamento da 2a temporada do podcast Ningún Lunes Sin Pensar (NLSP), sobre Dados, Ativismos e Cidades. O evento aconteceu no saguão da Arena Digital da PUCPR e contou com a participação de cerca de 50 convidados.

Além de trechos do primeiro episódio (Do Jaca para o Mundo) e do teaser da temporada em espanhol, o evento contou com falas de Rodrigo Firmino, coordenador do Jararaca e professor do PPGTU, Gilberto Vieira, coordenador do data_labe e doutorando do PPGTU, e da convidada principal Carolina Israel, professora da Geografia (UFPR) e coordenadora do Núcleo Curitiba do Observatório das Metrópoles.

O professor Rodrigo abriu o evento com agradecimentos e uma breve fala sobre as origens do NLSP, que surgiu como uma disciplina do PPGTU, criada pelo professor Clovis Ultramari para tratar questões urbanas latino-americanas com especialistas e ativistas da região. Aos poucos a disciplina tornou-se um evento de apresentações e debates, sempre as segundas-feiras, mantendo a lógica de interlocução com a América Latina. Durante a pandemia, o evento “migrou” para o YouTube e em 2021 foi transformado em podcast, com a primeira temporada focada no tema das insurgências urbanas. A partir de 2022, o evento assume outro formato, com sua curadoria e produção passando a outros professores e grupos de pesquisa do PPGTU. Foi nesse contexto que o Jararaca assume a produção da 2a temporada e decide abordar o tema de ativismo de dados em cidades.

A professora Carolina falou sobre a importância da compreensão do atual estágio do modo de produção capitalista que se apóia na extração, produção e comercialização de dados a partir de grandes empresas de tecnologia e plataforma. Apontou a urgência da construção de abordagens críticas a este fenômeno baseado no extrativismo e vigilância algorítmica, além da possibilidade de resistências aos processos de subjetificação pela governamentalidade algorítmica nas democracias contemporâneas. O ativismo de dados, segundo a professora, pode ser um caminho para projetos contra-hegemônicos, especialmente quando produzidos por grupos e coletivos estabelecidos na luta por direitos e contra as violações e opressões direcionadas a populações periféricas e minorizadas.

Gilberto fechou as falas da noite propondo reflexões sobre o papel das universidades na produção de conteúdos capazes de popularizar as pesquisas acadêmicas por meio de produtos com linguagem acessível e com potencial de incidência social e política. Para Gilberto, as práticas tecnopolíticas elaboradas nos territórios e movimentos sociais evidenciam novos paradigmas para pensar as cidades e suas dinâmicas. Ele foi um dos produtores do podcast e relatou a diversidade das iniciativas que participaram do programa. Destacou também o formato dessa temporada, com uma linha mais narrativa, aproveitando depoimento de personages em cada episódio e com a inovadora construção com narradores fazendo as locuções em dois idiomas distintos, português e espanhol, intercambiando as falas sem, no entanto, caracterizar traduções umas das outras.

O Ningún Lunes Sin Pensar é um espaço de debate organizado no Programa de Pós-Graduação em Gestão Urbana da PUCPR. Nessa 2a temporada conversamos com ativistas latino-americanos que trabalham com dados para transformar as cidades e seus territórios em lugares mais justos.

Fotos: Nathaly Zalkoski, Yasmin Marques e Thadeu Drehmer. Arte: Manoela Massuchetto. Acesse os cinco episódios dessa temporada (lançados todas as segundas-feiras a partir de 26/06/2023) aqui.

+projetos

Biometrias no desastre

A nobre iniciativa de aplacar a angústia de quem procura pessoas desaparecidas expõe a solidariedade e, também, o modo como, diante de desastres, recrudesce o uso de tecnologias digitais de vigilância, como a biometria facial.

Leia mais »