O que tem por trás do painel da Eletromídia?
Por Débora Rocha
Era um domingo como outro qualquer e, de repente, um video com uma mesma mensagem começam a aparecer em diversos grupos de whatsapp que faço parte. A maior parte dos comentários que apareciam sucessivamente eram carregados de emoções e maravilhamento. Veja abaixo.
Se emocionou?
Esse vídeo se trata da campanha publicitária que a empresa de marketing AlmapBBDO criou para a Eletromídia (empresa de publicidade outdoor e mobiliário urbano), que ganhou o prêmio Leão de Ouro em junho de 2023.
Não é a toa que ganhou o prêmio. Com uma narrativa envolvente que se apropria de um problema social muito grande no Brasil (falta de segurança para as mulheres especialmente), indica uma solução tecnológica mágica que será capaz de mudar a realidade de mulheres.
Será?
Não há dúvidas que muitas mulheres passam por essa situação diariamente. Ou seja, o ponto de partida está correto pois o problema de fato existe. Porém, a solução tecnológica apresentada já sabemos que não é real pois foi realizada por apenas uma semana na cidade de Campinas com o intuito de filmá-la para o prêmio. Ou seja, não é uma política pública (ufa!).
Já reparou que a resposta “poderiam criar um aplicativo para isso” tá virando algo presente nas mais diversas rodas e ambientes que estamos? Pois é, isso faz parte de uma crescente onda de digitalização da vida urbana que apresenta diversas formas (você já deve ter ouvido falar em smart cities). Com o uso de algum tipo de tecnologia (em sentido amplo, seja por artefatos físicos automatizados ou produção de dados) supostamente os problemas da cidade seriam resolvidos…
Leia o texto completo no Medium.