quem somos
Coordenador
Rodrigo Firmino
Professor titular do Programa de Pós-Graduação em Gestão Urbana na PUCPR. Doutor em planejamento urbano e regional (Newcastle University), mestre em arquitetura e urbanismo (USP-São Carlos), e formado em arquitetura e urbanismo (UNESP). Foi membro do e-urb (urbanização virtual e serviços urbanos telemáticos, USP-São Carlos) de 1998 a 2007. Nos anos 2015 e 2016 foi Pesquisador Visitante no Urban Laboratory da University College London (UCL). É Pesquisador Produtividade em Pesquisa, nível 1C, do CNPq. Editor adjunto da Revista Urbe e membro-fundador da Rede Latino-Americana de Estudos sobre Vigilância, Tecnologia e Sociedade (LAVITS). Pesquisa e publica sobre: tecnopolíticas urbanas, vigilância, urbanismos periféricos e ativismo digital. É autor (c/ Fábio Duarte) de: Unplugging the City (Routledge, 2018).
Pesquisadoras(es)
André L. B. Turbay
Arquiteto e urbanista, especialista em Gestão Técnica do Meio Urbano (PUCPR/UTC), mestre e doutor em Gestão Urbana (PUCPR), com pesquisa em promoção da justiça socioambiental pelo transporte. Professor em Arquitetura e Urbanismo, Coordenador do LabClima, e do ClimateLabs Erasmus + na PUCPR.
André Pecini
Formado em Comunicação Social, Publicidade e Propaganda (UFRJ). Mestre e doutor em Comunicação e Cultura (UFRJ). Pós-graduado em Administração (Insper). Estágio pós-doutoral (PPGGI-UFPR Segurança Pública e Ciências Forenses). Interesse em plataformização da sociedade e vieses algorítmicos.
Dayana de Cordova
Pós-doutoranda no PPGTU/PUCPR. É doutora em antropologia (UFSCar) e integrante do grupo de pesquisa En.T.Re. Interessada em métodos de pesquisa qualitativa e etnografia, trabalha com artes contemporâneas, patrimônio, mercados, capitalismo, gênero, branquitude e desigualdade em contextos urbanos e digitais.
Débora Rocha
Doutoranda no PPGMade, arquiteta e urbanista, mestre em Políticas Públicas, especialista em Cidade, Meio Ambiente e Políticas Públicas, Eco-polis (Unife, Itália) e Democracia participativa, República e Movimentos Sociais. Pesquisa capitalismo de plataforma com foco em mobilidade urbana.
Gilberto Vieira
Co-fundador do data_labe, uma org de mídia e pesquisa localizada no conjunto de favelas da Maré. É mestre em Cultura e Territorialidades (UFF), doutorando em Gestão Urbana (PUCPR) e pesquisa a centralidade das periferias urbanas na era da colonialidade dos dados.
Glaucio Moro
Professor da PUCPR com Doutorado em Tecnologia pela UTFPR. Têm experiência em Video e TV, Cinema, Estudos da Imagem e Comunicação com passagens pela TV Cultura/SP, PUC-SP e Editora Abril. Desenvolveu o curso de Cinema e Audiovisual da PUCPR. Autor do livro Edição de Áudio e Vídeo (Intersaberes, 2018). Temas de pesquisa: cinema, montagem e edição de vídeo, linguagem, estudos da imagem, cultura, tecnologia e sociedade.
Henrique Kramer
Advogado, bacharel em Direito pela UFPR, especialista em Direito Penal e Criminologia pelo Instituto de Criminologia e Política Criminal (ICPC), mestrando em Gestão Urbana na PUCPR com interesse em segurança pública, videomonitoramento e reconhecimento facial. Bolsista Lavits. Temas: segurança pública, reconhecimento facial, videomonitoramento.
Iara Schiavi
Laís Leão
Fundadora da inCities, que articula iniciativas por cidades seguras para mulheres. Mestre e doutoranda em Gestão Urbana, Administradora Pública e Arquiteta e Urbanista, foi pesquisadora visitante da Fundação Alexander von Humboldt na área de segurança urbana e gênero. Temas: urbanismo feminista, segurança pública e mobilidade, gênero e vigilância.
Mariana Kauchakje
Mestra e doutoranda em Gestão Urbana na PUCPR. Bacharel em Artes Visuais pela UFPR. Bolsista PIBIC 2019-2020. Bolsista do Ciências sem Fronteiras na University of Massachusetts Dartmouth e Boston University (2012-2013). Pesquisa militarização, tecnologia, inovação e gênero.
Nathaly L. Zalkoski
Arquiteta e urbanista (PUCPR). Foi bolsista em Iniciação Científica de 2020 a 2022, respectivamente nos projetos “Smart Green Cities e a eficiência energética do ambiente construído” e “Engajamento, mobilização e politização urbana por meio de ações de ativistas digitais”. É mestranda do PPGTU/PUCPR.
Rafael M. Carnasciali
Formado em Design Gráfico (PUCPR) e tecnologia em Gestão Qualidade (UFPR). Especialista em Design Informacional (PUCPR) e Design Centrado no Usuário (UP), mestre em Design (UFPR) e doutorando em Gestão Urbana (PUCPR). Editor de arte da editora PUCPRESS. Temas: violência urbana, segurança pública, colonialidade de dados, ativismo de dados.
Sofia Moresca
Arquiteta e Urbanista pela UFPR e mestranda em Gestão Urbana (PUCPR). Tem interesse em pesquisas sobre análise de padrões e dinâmicas de segregação, além do estudo sobre desigualdades urbanas.
Tomás Donadio
Doutorando em estudos do desenvolvimento no Instituto de Ciências Sociais da ULisboa. Pesquisa a interseção entre tecnologias urbanas e (in)justiças sociais com base nos estudos urbanos críticos e através de lentes pós-coloniais. Membro do Urban Transitions Hub e do projeto UrbanoScenes.
Wanderson Schmidt
Arquiteto e urbanista pela Cesumar de Curitiba. Especialista em Projeto Arquitetônico e Urbanístico pela Faculdade Metropolitana e membro da American Planning Association, com interesse nas áreas de desenvolvimento e planejamento urbano e ênfase na inclusão social.
Yasmin Marques
Arquiteta e Urbanista (PUCPR), mestranda do Programa de Pós Graduação em Gestão Urbana (PUCPR). Pesquisa a relação do graffiti com a cidades e suas camadas de percepções. Multiartista, envolvida com projetos culturais referente a propagação da cultura hip hop.
Iniciação Científica
Denise Andrade
Estudante de Arquitetura e Urbanismo na PUCPR. Bolsista de Iniciação Científica no projeto “Impactos do Airbnb na América Latina: dados, território e ativismo pelo acesso à moradia)”. Apaixonada por urbanismo, conversar e conhecer pessoas, livros, trabalhos manuais e qualquer forma de criatividade.
Lo Almeida
Cursando Arquitetura na PUCPR. Cursou matemática aplicada e computacional e participou de grupo GPoPAI (USP). Bolsista PIBIC no projeto “Dados, narrativas e tecnologias em territórios populares da América Latina”. Desenha e se interessa por ecologia, urbanismo, segurança da informação, arte e arquitetura.
Colaboradoras(es)
Andres Luque-Ayala
Professor associado do Departamento de Geografia na Durham University (Reino Unido). Sua pesquisa tem foco na tecnopolítica de infraestruturas urbanas e sobre como “o digital” transforma fluxos ecológicos urbanos. Livro mais recente: Urban Operating Systems (c/Simon Marvin; MIT Press).
Manoela M. Jazar
Arquiteta e urbanista, mestra e doutora em Gestão Urbana (PUCPR) e membro do corpo editorial da Revista Urbe. Desenvolve pesquisa de pós-doutoramento no PPGTU sobre as relações entre cidade e literatura, transferência e circulação de ideias no espaço urbano e história cultural urbana, entre outros assuntos.
Paulo Nascimento Neto
Professor em Gestão Urbana na PUCPR, editor-chefe da Revista Urbe e coordenador do Centro de Estudos em Políticas Urbanas. Especialista em Direito Urbanístico e Ambiental, mestre e doutor em Gestão Urbana, com interesse na análise e avaliação de políticas urbanas, habitação e do ordenamento territorial urbano.
Rodrigo Freese Gonzatto
Professor de Design de Interação, Cultura Digital e IHC na PUCPR. Doutor em Tecnologia e Sociedade (PPGTE/UTFPR). Co-fundador das Redes Álvaro Vieira Pinto e Design & Opressão. Pesquisa liberdade/opressão na produção social da existência por tecnologias digitais.